Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Talisia angustifolia Radlk. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 20-08-2012

Criterio:

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

T. augustifoia é um arbusto não endêmico do Brasil. Ocorre em fitofisionomias variadas do Cerrado brasileiro, tais como o campo limpo, campo gramíneo e savana. Todos são habitats abertos e característicos por terem solo arenoso. A distribuição é relativamente ampla dentro das especificidades citadas, de forma que a espécie não está em risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Talisia angustifolia Radlk.;

Família: Sapindaceae

Sinônimos:

  • > Talisia pygmaea ;
  • > Talisia humilis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​A espécie é relacionada a Talisia subalbens (Mart.) Radlk. devido a semelhanças no hábito e aparência geral, e morfologicamente muito semelhante a T. veraluciana Guarim, sendo esta distinguida de T. angustifolia pelo hábito arborícola e pelo maior tamanho das flores (Acevedo-Rodríguez, 2003).

Distribuição

A espécie ocorre no Brasil e no Paraguai (Acevedo-Rodríguez, 2003). No Brasil a espécie ocorre nos estados do Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná (Somner et al., 2012) e Rio de Janeiro (CNCFlora, 2012).

Ecologia

Espécie arbustiva com caule horizontal subterrâneo e numerosos caules aéreos eretos, monóica, floração de agosto a fevereiro e frutificação em outubro, janeiro e evereiro, ocorre em áreas de areia de cerrado, campo de cerrado, campo limpo, campos de gramíneas e savanas (Acevedo-Rodríguez, 2003).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes O cerrado, área de ocorrência da espécie, possui como principais ameaças a biodiversidade a erosão do solo, retirada ou queimada da vegetação nativa e a introdução de espécies exóticas como as gramíneas para utilização das terras para plantações (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Em perigo (EN). Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/ GTZ-PR, 1995).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: ​A espécie apresenta registro de ocorrência na Reserva Ecológica Estadual de Jacarepiá, Rio de Janeiro (Farney, 3552 RB).

Referências

- ACEVEDO-RODRÍGUEZ, P. Melicocceae (Sapindaceae): Melicoccus and Talisia. New York, NY: New York Botanical Garden, 2003. 178 p.

- SOMNER, G.V.; FERRUCCI, M.S.; ACEVEDO-RODRÍGUEZ, P. Talisia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 26 Jun 2012.

- KLINK, C.A.;MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 01, n. 01, p. 147-155, 2005.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

Como citar

CNCFlora. Talisia angustifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Talisia angustifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 20/08/2012 - 19:10:26